terça-feira, 11 de novembro de 2008

Secretário da Habitação quer aperfeiçoar projetos habitacionais


Lair Krähenbühl aponta necessidade de organização dos profissionais do setor para a promoção de melhorias técnicas em habitações para a baixa rendaRafael Frank
O secretário de Estado da Habitação e presidente da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), Lair Krähenbühl, defendeu a necessidade de um aperfeiçoamento contínuo nos projetos habitacionais em encontro de profissionais de engenharia. A declaração foi dada durante debate sobre a organização e aprimoramento do desempenho profissional da categoria para melhorar a qualidade dos projetos.
Krähenbühl salientou que o Governo do Estado tem buscado desenvolvimento de novos modelos e a implementação de mudanças conceituais em habitações populares. "Percebemos que os conceitos de sustentabilidade e acessibilidade são indispensáveis para a construção de moradias. Por exemplo, os novos projetos da CDHU contemplam unidades com aquecedor solar e estamos trabalhando para aplicar o desenho universal em nossos imóveis", disse. "É importante que a categoria se organize e promova melhorias que sirvam de exemplo para todo o País", completou.
Já Hélio Rodrigues Secco, presidente da Faeasp (Federação das Associações de Engenheiros e Arquitetos do Estado de São Paulo), considera que cada vez mais os engenheiros e arquitetos procuram se organizar como forma de unificar as profissões e realizar projetos de alta funcionalidade e baixo custo. "O profissional deve exercitar o senso crítico e mudar conceitos de forma a atender as necessidades de cada caso", concluiu.
O assunto foi tema do XI SEFISC (Seminário de Fiscalização), organizado pelo Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo) e do 18º Encontro Estadual de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, realizado pela Faeasp. Os dois eventos ocorreram simultaneamente entre 7 e 9 de novembro em Águas de Lindóia-SP.

Nenhum comentário: