quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Solenidade de Posse do FNSHDU e da ABC

Marun foi reempossado no cargo de presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano – FNSHDU pelo biênio 2009/2011. O evento aconteceu no Hotel San Marco, Setor Hoteleiro Sul da Capital Federal.

Em seu discurso de posse Marun disse que teve a oportunidade de viver muitas coisas e muitos momentos em seus doze anos envolvidos com o setor habitacional. Contudo, que esse setor sempre foi tratado como figurante, isso quando ele aparecida como tal.

Mas, para sua surpresa mediante a crise econômica mundial, veio a grande oportunidade da habitação. O presidente Luis Inácio Lula da Silva reconheceu que investir em habitação seria a melhor forma de combatê-la.
Através do Programa Minha Casa Minha Vida, Lula resolveu construir um milhão de moradias em todo o território nacional. Fazendo com que o setor habitacional despontasse como “protagonista” dentre os diversos setores. “Habitação hoje é uma estrela no atual cenário político. Isso graças ao Minha Casa Minha Vida, que apesar de precisar de alguns ajustes, está nos oportunizando a possibilidade da diminuição do déficit habitacional brasileiro”.
O secretário de Habitação e Presidente do FNSHDU lembrou ainda que o desenvolvimento e a evolução do projeto habitacional só poderão ser realizados em parcerias, sejam entre os entes federativos, entidades civis, movimentos rurais, setores públicos e privados.

Marun fez questão de agradecer o trabalho e a parceria do Ministro Márcio Fortes, da Secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães e do Vice-presidente do Governo da Caixa Econômica Federal, Jorge Fontes Hereda.
Finalizou seu pronunciamento defendendo a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição – PEC nº 285/2008, a PEC da Moradia Digna, que visa regulamentar a vinculação permanente de recursos: Federal (2%), Estaduais e Municipais (1%) ao setor habitacional. Garantindo a produção de moradia digna à população.
Marun enfatizou a importância de se encarar habitação como uma política de Estado e não como política de Governo. Pois, essa questão é permanente. Disse por fim, que o Fórum Nacional de Secretários de Habitação será um instrumento permanente para contribuir com o governo e trabalhar em prol da habitação. Sem perda de sua identidade através de críticas construtivas.
Dentre os ilustres presentes estavam o Ministro das Cidades Márcio Fortes que destacou a importante contribuição que o secretário de Habitação e presidente do FNSHDU, Carlos Marun tem realizado não só com o setor habitacional de Mato Grosso do Sul, mas em todo o Brasil.

“O Fórum Nacional dos Secretários de Habitação tem sido um instrumento muito ativo na discussão e colaboração para desenvolvermos a política habitacional brasileira. Aconselho até ao Marun que sejam implantados fóruns estaduais, para discutir a produção local”, disse Márcio Fortes.
O ministro também enfatizou a importância das parcerias entre os governos estaduais e municipais, junto à união, para a construção de casas e diminuição do déficit habitacional do país.
A secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães marcou presença na solenidade e destacou o trabalho que o secretário de Habitação vem realizando. “O Marun tem esse jeito brincalhão, descontraído, mas na hora de falar sério tem autonomia e real conhecimento no que diz respeito à habitação”.
Esteve presente Jorge Fontes Hereda, vice-presidente de Governo da Caixa Econômica Federal. Ele disse que conhece Marun há muito tempo e que já teve a oportunidade de trabalhar com ele. “Sei bem como é trabalhar com o Marun e ele é incansável”.
Também participaram do evento o Presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, deputado Federal Eduardo Sciarra (DEM/PR) e o presidente da Frente Parlamentar da Reforma Urbana, deputado Federal, Paulo Teixeira (PT/SP) – um dos defensores da PEC da Moradia Digna. De acordo com o deputado Paulo Teixeira já existe uma grande mobilização da sociedade para garantir a aprovação da PEC e Marun desponta dentre os agentes na luta por tal aprovação.
Além de várias figuras do cenário político nacional como a Secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães, o Presidente da CBIC, Paulo Safady Simão, o Vice-Presidente da ABECIP, Nilton Veloso e ainda estiveram presentes: o senador Valter Pereira; os deputados federais Geraldo Resende, Dagoberto Nogueira, Fernando Chucre, Walter Ihoshi, Gustavo Fruet, Alex Canziani, Arnaldo Jardim e Antônio Carlos Biffi; os prefeitos de Aral Moreira Edson Luiz de David e de Coronel Sapucaia Rudi Paetzold; vereadores de diversas localidades, amigos, empresários, representantes de movimentos sociais - CONAM.
Andressa Lopes
Assecom SEHAC
com adaptações

Nenhum comentário: